segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Três Imunologistas ganham o Prêmio Nobel de Medicina


           O Prêmio Nobel de Medicina 2011 foi anunciado no dia trés de outubro. Os ganhadores foram: Bruce Beutler, MD, do  Scripps Research Institute; Jules Hoffmann, PhD, do French National Lab CNRS; e Ralph Steinman, MD, da Rockefeller University, por descobertas na área de imunologia.
"Os premiados do Nobel deste ano revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico ao descobrir as principais chaves de sua ativação", afirma um comunicado do comitê."Beutler e Hoffmann compartilham metade do prêmio por seus trabalhos sobre o sistema imunológico inato. Steinman é recompensado por seus trabalhos sobre o sistema imunológico de adaptação", explica o comitê. A imunidade inata é rápida, interrompe a infecção e não deixa memória; a imunidade adaptativa é mais lenta, limpa a infecção e deixa memória. Os dois primeiros dividirão metade do prêmio (10 milhões de coroas, US$ 1,48 milhão) e o canadense receberá a outra metade. Os três receberão o prêmio em uma cerimônia no dia 10 de dezembro em Estocolmo. 
PESQUISA: A pesquisa do trio revelou como muitos segredos sobre como o sistema imunológico funciona.Segundo o comunicado, o trabalho dos três tem sido fundamental para aprimorar vacinas contra doenças infecciosas e para novas abordagens de combate ao câncer. A pesquisa ajudou a lançar as bases para uma nova onda da chamada  "vacina terapêutica", que estimula o sistema imunológico a atacar os tumores. As descobertas realizadas ajudam com pistas sobre o tratamento de doenças inflamatórias nas quais os componentes do sistema de autodefesa acabam atacando os próprios tecidos do corpo. O prêmio de Medicina é tradicionalmente a primeira categoria do ano cujos vencedores são anunciados. Os prêmios de ciência, literatura e paz começaram a ser entregues em 1901 pelo inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel. O prêmio da categoria do ano passado foi dado ao britânico Robert Edwards por suas pesquisas sobre a fecundação in vitro, iniciadas nos anos 50, em parceria com Patrick Steptoe, morto em 1988. Ele desenvolveu a técnica em que óvulos são fertilizados fora do corpo humano e implantados no útero.

Nenhum comentário: