domingo, 16 de outubro de 2011

Mundo está mais vulnerável a doenças com origem alimentar


      O crescente comércio global tornou o mundo mais vulnerável a surtos de doenças causados por alimentos contaminados, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo autoridades da OMS, a investigação desses casos ficou mais difícil porque os alimentos podem ter ingredientes de todo o mundo na sua composição e são transportadas ao longo de uma complexa cadeia de distribuição global.
Surtos de doenças com origem nos alimentos tornaram-se uma ameaça especialmente grande por causa dos amplos volumes (transportados através) do comércio e das viagens internacionais, disse a directora-geral da OMS, Margaret Chan, numa conferência em Singapura sobre como melhorar a preparação para eventuais ameaças globais à saúde. Estas são grandes no seu potencial de disseminação geográfica, envolvendo geralmente muitos países. Um desafio enfrentado pelos governos do mundo é como reduzir as consequências na saúde e na economia das doenças originadas em alimentos, segundo Chan. 
Ela mencionou como exemplo o surto de contaminação com uma nova variedade da bactéria E.coli, este ano, que afetou quase 4 mil pessoas, deixando 51 mortos na Europa e provocando enormes prejuízos para os produtores de vegetais. Produtos como tomates, alfaces, abóboras e pimentas foram retirados do mercado entre o fim de Maio e o fim de Junho por causa da doença, enquanto a Rússia chegou a proibir as importações de vegetais da União Europeia. As informações são da Dow Jones. 

Nenhum comentário: