terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mosquitos transmissores da Malária estão desaparecendo

É ainda um mistério por explicar na sua totalidade por parte dos cientistas. Os mosquitos responsáveis pela transmissão do vírus da malária estão a desaparecer de algumas regiões africanas onde eram habituais.

De acordo com a BBC, apesar do impacto das medidas preventivas, como o uso de redes mosquiteiras, ser de peso, há investigadores que assinalam que os mosquitos estão a deixar de ser visto noutras zonas onde estes procedimentos não são habituais. 

De países como a Tanzânia, Eritreia, Quénia e Zâmbia chegam dados que indicam que a incidência de malária está a reduzir-se a um ritmo elevado.

Uma das possíveis explicações avançadas, para além dos hábitos de prevenção, é a das alterações climáticas, uma vez que estas regiões têm atravessado períodos de secas e alterações no calendário da época das chuvas.

Contudo, um cientista que coordenou um estudo publicado no «Malaria Journal» salienta que as mudanças climáticas não explicam tudo. 

«Uma das causas parciais pode ser esse padrão caótico de chuvas, mas pessoalmente não acredito que isso possa explicar um declínio tão dramático de mosquitos, a ponto de que podemos dizer que o mosquito da malária está praticamente erradicado nestas comunidades», disse Dan Meyrowitsch.

Para o especialista, será necessário analisar se os mosquitos estão a ser alvo de alguma «doença, fungo ou vírus», que está a provocar o seu desaparecimento.

fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/africa-malaria-mosquitos-tvi24/1276401-4073.html

Nenhum comentário: