terça-feira, 30 de agosto de 2011

Entenda o que é o AVC, problema que afetou o técnico Ricardo Gomes do vasco


O acidente vascular cerebral (AVC) é a maior causa para internações e morte no Brasil, segundo a Academia Brasileira de Neurologia. Acontece quando uma área do cérebro deixa de exercer as suas tarefas corretamente por conta de uma alteração no recebimento de sangue.
Quando existe um entupimento nos vasos do cérebro (AVC isquêmico), uma parte do órgão pode deixar de receber sangue. A falta de nutrientes nesse local leva à morte das células. Esse tipo de AVC responde por 80% dos casos.
No caso de Ricardo Gomes, o AVC foi do tipo hemorrágico, ou seja, com vazamento de sangue causado por um rasgo em um dos vasos do cérebro do treinador. Geralmente, a hemorragia pode acontecer tanto em uma região profunda (central) do cérebro ou na periferia.
Este tipo de vazamento representa apenas um quinto dos casos de AVC em geral e a maioria deles acontece na região mais interna do cérebro. Quando ocorrem na periferia do órgão (subaracnóidea), 80% são causados por aneurismas -- uma dilatação exagerada das paredes da artéria, o vaso sanguíneo que leva sangue rico em oxigênio às extremidades do corpo.
A mortalidade mundial por aneurisma é de 42% para os casos de AVC hemorrágico. Se for um AVC por crise hipertensiva, a taxa é de 32%", alerta o especialista Mirto Nelso Prandini, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nenhum comentário: